Lazaro

Defesa de Tese: Uso de Nanopartículas Metálicas na Vacinologia: Implicações para o Desenvolvimento de Vacinas contra Doenças Infecciosas.

No dia 09 de setembro de 2018, o aluno de doutorado Lázaro Moreira Marques Neto defendeu sua tese de doutorado intitulada "Uso de Nanopartículas Metálicas na Vacinologia: Implicações para o Desenvolvimento de Vacinas contra Doenças Infecciosas." A tese foi a primeira orientação da professora Ana Paula Kipnis pelo programa de Biotecnologia e Biodiversidade. No trabalho o aluno desenvolveu uma formulação de nanovacina utilizando uma nanopartícula de ferrita de manganês recoberta com a proteína de fusão CMX foi capaz de gerar resposta imune celular do tipo Th1, Th17 e Tc1, contudo essa geração foi dependente da via utilizada. A via também influenciou no aparecimento de processo inflamatório pulmonar quando a vacina foi utilizada por via intranasal em mais de 1 dose, o que foi também um requisito para geração de resposta Th17 no pulmão dos animais vacinados. A vacina foi indutora de resposta do tipo Tc1 em todas as vias de inoculação e estratégias utilizadas e juntamente com essa resposta indutora de resposta Th1. Essas duas respostas foram
capazes de juntas proteger contra a infecção, contudo a proteção foi aquém da vacina BCG o que provavelmente se dá pela ineficiência da vacina desenvolvida nesse trabalho em gerar resposta Th17. A formulação vacinal também foi bem tolerada, não apresentando qualquer sinal de efeito colateral no coração, rim e fígado dos animais vacinados.

defesa lmmn

Na ordem da foto, participaram da banca: Helioswilton Sales de Campos (membro externo), Roosevelt Alves da Silva (membro externo), Lídia Andreu Guillo (membro interno e memória da qualificação), Simone Gonçalves da Fonseca (membro externo), Ana Paula Junqueira Kipnis (orientadora), Lázaro Moreira Marques Neto (aluno) e André Kipnis (co-orientador).